A importância da claraboia na ventilação de um motor home

Quando se trata de veículos de recreação, a claraboia é um item determinante. Em um motor home, por ser um ambiente pequeno e de baixa altura no pé direito, um ponto de ventilação e exaustão no teto torna-se indispensável. 

Assim é porque o calor gerado nesse espaço, seja pelos ocupantes do veículo, seja pelos equipamentos, tende a ficar preso no teto. Além disso, em um motor home o calor externo acaba sendo absorvido, dado o pouco isolamento térmico da estrutura, e as janelas não dão conta da ventilação necessária.
 
Por questões econômicas, alguns proprietários têm dispensado a claraboia em seus motor homes, optando por substituí-la por climatizadores ou ar condicionados de teto. Porém, esses aparelhos não possuem a função de exaustor ou ventilação natural. Além disso, não conseguem trabalhar com a absorção do calor externo. Essas funções são desempenhadas apenas pela claraboia, e daí sua importância. 
 
O equipamento possui ainda diversas outras vantagens, já que, pela ventilação e exaustão superior, confere segurança e privacidade aos ocupantes, por proporcionar a possibilidade de manter as janelas fechadas – o que é crucial no caso de pernoites em locais públicos.
 
Durante o inverno, a condensação também pode ser 100% anulada com a abertura de uma claraboia, já que o fenômeno acontece justamente pelo fato de o vapor da respiração e transpiração se projetar para o alto devido à temperatura e peso. Encontrando uma abertura no teto – a claraboia –, este vapor vai embora, evitando que a água condense, acumule-se no teto e pingue no veículo. 
 
Ao montar um motor home, portanto, priorize sua segurança e conforto e não dispense esse equipamento. Para fazer a escolha certa, informe-se sobre o modelo mais adequado para o seu veículo na Vettura, pelos telefones (51) 3572.8002 ou 8158.9775.
 

Confira também:

XI – ENCONTRO RODAMUNDO

Expo Motor Home Show 2016 reúne mais de 10 mil pessoas

Motor Home Vettura 2016 NOVO está à venda