Motor home na estrada: confira a documentação exigida para viajar pelo Mercosul

Conforme o Portal do Brasil, para viajar pelo Mercosul não é necessário passaporte, basta um documento de  identificação. A informação, contudo, pode confundir os turistas brasileiros, já que existem algumas especificidades que devem ser seguidas.

 
Integram o Mercosul a Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Sendo brasileiro nato ou naturalizado, o turista está isento de visto para permanência de até 90 dias nesses territórios.
 
Vale lembrar que, com exceção de Argentina e Uruguai, além da identificação é exigida a apresentação do Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela.
 
Para os motoristas, a Carteira de Habilitação Nacional vale no Mercosul. No entanto, é obrigatória a chamada Carta Verde, uma espécie de seguro obrigatório para cobertura de danos a pessoas que estejam fora do carro, como pedestres, por exemplo. Caso o turista seja parado em uma blitz sem esse ofício, corre o risco de ter o veículo detido.
 
O documento pode ser obtido com um corretor de seguros ou em agências do Banco do Brasil. O custo vai de U$ 48 a U$ 378, dependendo do tempo que o turista permanecerá no exterior - os prazos vão de três a 30 dias.
 
Se o veículo estiver em nome do condutor, basta portar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo original. Se o carro for de outra pessoa, é preciso levar uma autorização do proprietário, registrada em cartório e com firma reconhecida - pode ser em português. Isso inclui o banco ou a financeira a que o automóvel estiver alienado.
 
Sobre o documento de identificação
 
CHN não serve como documento de identificação. Além disso, é necessário atentar para os seguintes detalhes:
 
•         RG não pode ultrapassar dez anos e deve estar em bom estado de conservação;
•         RG de criança sem a certidão de nascimento não serve;
•         Passaporte da criança sem a certidão de nascimento não serve;
•         Passaporte com validade inferior a 6 meses não serve;
•         Criança desacompanhada de um dos pais também requer documentos extras que devem ser consultados.
 

Confira também:

XI – ENCONTRO RODAMUNDO

Expo Motor Home Show 2016 reúne mais de 10 mil pessoas

Motor Home Vettura 2016 NOVO está à venda