Canivete, faca, facão, serras: todos esses objetos são regularmente encontrados entre campistas. E, também, todos eles podem provocar sérios cortes.
Hemorragia capilar (cortes superficiais)
É um sangramento com menos volume de sangue, que ocorre nas veias capilares. Nada mais são do que pequenos ferimentos, como esfolamentos ou arranhões. Quando pequenos, não há muita dificuldade em controlar o sangramento. Mas é de suma importância realizar a assepsia (limpeza) do local de forma correta, já que a quantidade de bactérias em um ambiente ao ar livre ou acampamento é grande e o contato com essas bactérias com o corte pode gerar uma infecção.
Hemorragia venosa
Quando uma artéria é rompida ou cortada e o sangramento ocorre em jatos intermitentes, acompanhando o bombeamento cardíaco, a situação é mais complicada e requer maior atenção. Por se tratar de uma artéria de grosso calibre, a saída de sangue é muito rápida e em grande quantidade. Quando uma pessoa perde 2,5 litros de sangue, ela já pode entrar em choque hipovolêmico – quando seus batimentos diminuem até o ponto de a vítima ter uma parada cardíaca.
Nestes casos, quem estiver prestando socorro precisa ser rápido, pressionando fortemente o local do corte. Dependendo do local, se for possível, faça um torniquete para ajudar a impedir a passagem do sangue. Mas, nesses casos, a procura pelo socorro especializado é de suma importância, com o máximo de urgência.
Hemorragia interna
Confira também:
XI – ENCONTRO RODAMUNDO
Expo Motor Home Show 2016 reúne mais de 10 mil pessoas
Motor Home Vettura 2016 NOVO está à venda