Brasil adotará placa do Mercosul em 2017

 

 

Brasil adotará a placa do Mercosul em 2017. Os veículos novos receberão, obrigatoriamente, a nova placa a partir do ano que vem. Nos usados, a substituição será progressiva. Em relação aos Motor Homes, ainda é preciso saber se a contstação como “especial” no documento vai ganhar uma cor diferente, no caso a verde, para que sejam distinguidos de ônibus e caminhões. 

 

Em maio, o Denatran publicou a Resolução nº 590/2016, determinando e regrando o uso da nova placa em território brasileiro. Os veículos zero km passarão a sair emplacados no novo padrão a partir de 2017. A nova placa é formada por um fundo branco, margem superior azul, bandeira do Brasil à direita, junto com a bandeira estadual e o brasão municipal, e logo do Mercosul à esquerda. No centro superior, estará o nome do país. As placas serão formadas por combinações de sete caracteres alfanuméricos aleatórios. 

 

Os veículos especiais, como os de uso comercial, oficial ou de coleção, que hoje são diferenciados pela cor do fundo da placa, terão o mesmo fundo branco, e a cor dos caracteres é que será diferente: preto para veículos particulares; vermelho para comerciais e de autoescola; azul para oficiais; dourado para diplomáticos e consulares; prateado para veículos de coleção e verde para identificar os veículos em teste.

 

Até 31 de dezembro de 2020, todos os veículos em circulação deverão estar emplacados segundo o novo padrão. Os Estados poderão antecipar as datas estabelecidas, mediante autorização do Denatran. Quem quiser manter os caracteres da placa do seu veículo atual poderá fazê-lo, procurando o órgão de trânsito responsável e pedindo a adequação.

 

Confira também:

XI – ENCONTRO RODAMUNDO

Expo Motor Home Show 2016 reúne mais de 10 mil pessoas

Motor Home Vettura 2016 NOVO está à venda